As igrejas do interior

31 03 2009

Quando viajo por aí, sempre gosto de fotografar as igrejas das pequenas cidades do interior. Algumas são verdadeiras jóias, mostrando uma arquitetura suave, singela, de um barroco modificado, mas ainda guardando alguns elementos que lembram os majestosos templos das grandes capitais. Outras, coitadinhas, foram tão modificadas em nome de “reformas” e “melhorias” que parecem monstrengos. Tenho muitas fotos dessas igrejas, e hoje aqui publico algumas. Todas as fotos são minhas. Não sou fotógrafa. O único valor dessas fotos é o registro.

Afogados da Ingazeira - PE

Afogados da Ingazeira - PE

Bonito - PE

Bonito - PE

Cabaceiras - PB

Cabaceiras - PB

Itambé - PE

Itambé - PE

Monteiro - PB

Monteiro - PB

Patos - PB

Patos - PB

Pesqueira - PE

Pesqueira - PE

São João do Cariri - PB

São João do Cariri - PB

Soledade - PB

Soledade - PB

Timbaúba - PE

Timbaúba - PE

Anúncios

Ações

Information

9 responses

31 03 2009
Carito

Ótimos registros, Clô! Daí só conheço Cabaceiras. Deu vontade de conhecer essas outras pequenas cidades e suas igrejas… Beijos e saudades!

31 03 2009
Sebastião Vicente

Uma das melhores notícias deste (ainda) início de ano é a volta do Umas e Outras. Seja como boletim via e-mail, seja como blogue, seja como coluna de jornal, o que fosse, sempre foi uma leitura agradável em intervalos de dias ora chatos, ora pesados, ora sobrecarregados, ora interessantes também. O Umas e Outras é como um ventinho nordestino alisando a cara do cidadão ensimesmado. Fez muita falta enquanto esteve suspenso. E como leitor dependente, já vou pedindo a volta da minha sessão preferida: aquela que começava sempre com um “Estou…” e seguia “lendo”, “ouvindo”, “planejando” e outros gerúndios instigantes.

31 03 2009
Sebastião Vicente

Para complementar: muito bom rever aí a imagem da igreja de Soledade. Agora em fevereiro, viajando de Acari para João Pessoa via Campina Grande – caminho de quem tem tempo para gastar – passei por Soledade e fiquei impressionado com a beleza da “cor” dessa cidade onde tantas vezes passei quando era garoto. Na foto que você colocou dá para notar essa mesma cor – um quase branco meio borrado de amarelo leve e que dá ao conjunto de prédios onde fica a igreja – também tem a rádio e outros que notei, embora passando bem rápido – uma feição única, e ainda mais interessante porque plantada bem naquele pedaço do Seridó paraibano, um país-sertão à parte, como sabe quem o visita, como você faz.

31 03 2009
Raimunda de seo Ildefonso

Clotilde, faltou você fotografar a Igreja de Caraúbas que é do XIX (se não me engano), lindíssima e tem um São Pedro dourado, que, dizem, só há um similar em Roma. E a igreja de Coxixola que é linda também, terra dos teus e dos meus ancestrais.Lindas tuas fotos e da igreja de Caraúbas tenho um monte, se você quiser; mas vale a pena ir lá, sobretudo no mês de maio quando haverá o primeiro festival de viola e repente,essa noticia derradeira carece de ser autenticada, a data pelo menos. Abraços.

1 04 2009
Maria Dalva Araújo

Essa sua alma mística… Parabéns as fotos são muito bonitas.
Esperei ver algumas fotos de Igrejas do Rio Grande do Norte. São Gonçalo, São José de Mipibu, Nizia Floresta, cuja padroeira é Nossa Senhora do Ó, única imagem de Maria grávida.
Grande abraço e boa páscoa.
Dalva

26 04 2009
As igrejas do interior - Parte II « Umas & Outras

[…] o segundo post da série “As igrejas do interior”. O primeiro você pode ver clicando aqui. Quando as fotos não trouxerem o crédito, é porque são minhas mesmo. Nas outras, consta o nome […]

22 03 2010
Catarina

Boma dia Clotilde!
Adorei o seu blog, tanta cultura e tanto turismo! Dá inveja, muita! Gostava de falar consigo para um possivel proposta! Por favor entre em contacto comigo, catarina@minube.com!
Fico à espera e obrigada,

Catarina

22 03 2010
Clotilde Tavares

Contato feito, garota, e grata pelas palavras gentis.

25 10 2013
Vera Vania Santos Silva

a minha cidade que eu nasci hoje tenho 57 anos fui qdo tinha 11 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: