Sou feia mas tou na moda!

25 04 2009
MC Tati Quebra-Barraco

MC Tati Quebra-Barraco

A frase é da cantora de funk conhecida como MC Tati Quebra Barraco, mas se aplica muito bem ao nosso assunto de hoje.

Todo mundo já ouviu falar de Susan Boyle. Quero dizer: todo mundo não. Hoje mesmo, na minha lista de discussão que também tem o nome de Umas & Outras havia pessoas que nunca haviam ouvido falar dela.

Muito bem: quem é, afinal, Susan Boyle?

susan2É uma irlandesa, dona de casa, de 47 anos, que participou de um reality-show chamado “Britain’s Got Talent” cujo objetivo é descobrir talentos musicais. Os jurados são exigentíssimos, famosos por sua capacidade de arrasar com os candidatos, a não ser que sejam ótimos e muito acima da média. Aí esta mulher vai lá, canta, se sai muito bem e recebe elogios rasgados tanto da platéia como dos jurados.

Jurados do Britain's Got Talent

Jurados do Britain's Got Talent

Até aí nada demais, e eu escamoteei o “contexto” de propósito para que o meu caro leitor perceba onde é que mora o perigo. O contexto têm vários níveis superpostos.

O primeiro deles é que Susan Boyle é “velha”. Ela tem 47 anos e é “velha”, segundo a mídia, para esse tipo de coisa, ou seja, concorrer em programas de TV cantando. Mas não é só isso. Ela também é “feia”. E quem vai para esse tipo de programa geralmente são pessoas jovens e que se adequam ao padrão de beleza aceito pela maioria. No vídeo da apresentação, que circula no YouTube (se não viu, veja agora clicando aqui, e depois volte para terminar de ler!) os jurados fazem cara feia quando ela entra, a platéia mostra sinais de enfado quando ela diz que vai cantar, e então a Susan, por sinal muitíssimo à vontade no palco – pelo menos para o que ela diz que é, uma dona-de-casa – começa a cantar uma música, toda afinada, com voz bonita, uma música de difícil execução e então a platéia e os jurados se surpreendem, deliram, rebentam em aplausos.

Susan Boyle, a "darling" da hora.

Susan Boyle, a "darling" da hora.

Aí começa o fenômeno: o vídeo se espalha no Youtube, onde teve até agora zilhões de views, o público chora, os jurados dizem que foi a coisa mais linda que eles já viram e a Internet se enche de mensagens divulgando o vídeo com textos do tipo desse que reproduzo abaixo, e que me chegou sem menção de autoria:

ABRE ASPAS“Não costumo repassar e-mails, mas esse vale a pena…
Susan Boyle tem 47 anos, para muitos dos que cultivam a fútil e inútil esperança da eterna juventude, é velha…
Susan Boyle é certamente uma mulher que passaria despercebida por entre os homens, porém, se alguém a percebesse, certamente comentaria; “ela é feia, muito feia”.
Susan Boyle é escocesa, mas nasceu em West Lothian e como ela mesma diz, “o lugar é só um vilarejo”.
Susan Boyle está ou estava naquele momento desempregada…
E apesar de ser vista pela sociedade como velha demais, feia demais, caipira demais e pobre demais, Susan tinha um sonho e foi em busca dele…
Enfrentou altiva e orgulhosa os risos cínicos, as expressões de desdém e os olhares convictos de seu fracasso…
Enfrentou e disse: “sonho ser cantora profissional”…
E cantou…
Não sei se Susan Boyle conseguiu ou conseguirá ser cantora profissional, mas voltou para seu vilarejo, certa de que ninguém está condenando a ser ninguém, só porque uma sociedade baseia seus julgamentos em padrões tão medíocres e tão frívolos.
Essa é a história desse vídeo, vejam, vale cada minuto e quem sabe, talvez, mude alguma coisa dentro de cada um de nós.”
FECHA ASPAS

Aí, nova sessão de choro e de emoção entre os que recebem o texto, recheado de estereótipos, e quem lê se identifica com pelo menos dois ou três deles. Susan é “velha”, é “feia”, parece “caipira”, mora num “vilarejo”, está “desempregada” mas, “altiva e orgulhosa”, enfrentou o “cinismo e o desdém” e cantou! (E olhe que eu nem vou analisar esse texto todo, porque ele tem tanta sandice que dá dó.)

Então vi pessoas dizendo que ficaram com os olhos cheios de lágrimas, profundamente tocadas, que tiveram revelação, alumbramento e haja coisa.

De início, não entendi a razão dessa celeuma toda. Porque ela é feia? Muita gente é. Porque ela canta bem? Muita gente canta bem. Porque é feia e canta bem? Muita gente faz as duas coisas. Porque um monte de babacas pensava que ela ia se dar mal e não foi isso o que aconteceu? O mundo está cheio de babacas que têm opiniões idiotas sobre as coisas. Quanto ao desempenho artístico, Britney Spears é lindinha, e não canta nada. Aretha Franklin é feia e manda ver. Norah Jones é linda, e canta bem. E tem um monte de gente que é feia pra caramba e não canta nada.

E tem mais: O que é “ser feia“? O que é “cantar bem”? Tenho certeza de que para muito professor de canto lírico Susan Boyle não canta bem. E é “feia” segundo quais critérios? Por que é diferente de Angelina Jolie, por exemplo? E Angelina é bonita incondicionalmente? Todo mundo acha? Pra ser bonita, tem que ser como ela? Com aquela “boca-de-flor”, que sei que tem gente que não gosta? E se ela – Susan – é “velha”, com 47 anos, eu com 61 sou o quê? Matusalém? Ainda estou mandando ver em tudo o que faço, e não acho nada demais, é o caminhar natural das coisas. Não acho que dou lição de vida a ninguém quando escrevo meus textos, quando subo no palco. Porque Susan Boyle então o faria? Porque é feia, velha, mora num vilarejo e está desempregada? Isso não qualifica nem desqualifica ninguém em relação à performance artística.

Na minha lista, uma pessoa tocou no xis da questão:

ABRE ASPAS “Eu me senti mesmo ‘chocada’, porque eu não imaginava que uma pessoa daquelas tivesse uma voz tão bonita e cantasse tão bem. É por nós, pelo nosso preconceito, nossa mania de subestimar, que Susan Boyle fez tanto sucesso. Foi um tapa na cara (pelo menos na minha foi).FECHA ASPAS

Então talvez seja mesmo essa a grande sacada desse troço todo, a exposição do preconceito. Talvez eu, porque venho de um meio teatral onde a beleza não é tudo, ou melhor, é quase nada – todo mundo sabe que ator bonitinho e atriz charmosinha geralmente são ruins no palco – não me surpreendi com a Susan Boyle “feia” e “velha”. Aliás, só vim me tocar que ela estava sendo considerada “feia” e “velha” depois que comecei a receber as mensagens na Internet.

Aí vem o terceiro nível dessa coisa toda. Só os inocentes de pai e mãe acreditam que esse show todo é reality. Não é reality coisa nenhuma, é tudo ensaiado, tudo fake.

Quero repetir aqui o que postou outro dos meus assinantes (e esses assinantes da minha lista são inteligentes pra caramba!):

ABRE ASPAS “O que não se pode esquecer é que isso é tudo uma peça de marketing, esse programa vive disso, há anos. Os jurados são personagens, existem diretores, redatores, o programa passa por reuniões de pauta e o mais importante os candidatos são rigorosamente selecionados, não se admite que em um show absurdamente lucrativo, e que já se tornou uma franquia internacional, corra-se o risco de não saber o que o pessoal vai fazer na frente no palco. Não se enganem, o diretor do programa, os produtores, os jurados e boa parte da equipe do Britain’s got talent já sabiam que ela cantava razoavelmente bem. Não por coincidência em 2007, no mesmo programa, e com os mesmos jurados se não me engano, um vendedor de celulares ganhou a edição do programa e a primeira apresentação dele foi algo no mesmo estilo de Susan Boyle… Procurem Paul Potts que vocês verão, dois anos antes, a mesma cena que a de Susan, e que rendeu uma enorme divulgação na mídia alternativa (leia-se Youtube e emails spam) pelo mundo afora. Nada mais inteligente do que repetir a dose de vez em quando.” FECHA ASPAS

Isto posto, penso que é preciso pensar um pouco mais e meditar sobre aquilo que se vê, principalmente naquilo que se vê na televisão. O programa excitou o sonho de gente simples, que continua sonhando, vendo programas como esse, cuja função é fazer sonhar, enquanto vendem por muita grana os intervalos comerciais, onde passam propagandas que mostram gente completamente diferente de você, Susan Boyle, e de você, meu caro leitor, que sonhou e se emocionou junto com ela.

As propagandas mostram gente magra, de pele perfeita, músculos definidos, cabelos espetaculares, porte elegante, vestindo roupas de sonho, dirigindo carros de luxo, usando perfumes de griffe, divertindo-se com os amigos na balada, tomando a cerveja ou o uísque da moda. Se são feios ou bonitos pouco importa: são esses os personagens que a mídia nos vende como os seres perfeitos e ideais, e que servem de modelo para aquilo que a própria mídia nos ensina a ser.

NOTA. Terminei de escrever o post e fui remexer a Net em busca de fotos para ilustrar. Aí encontrei as últimas novidades sobre Susan Boyle. Pintou o cabelo, mudou o baton e livrou-se das roupas que mostravam os pneus. Veja aqui e aqui. E já se fala em fazer um filme sobre ela, estando a atriz Demi Moore cotadíssima para o papel principal. Veja aqui. Eu sou a favor! Acho que ela tem mais é que se dar bem e aproveitar.


Ações

Information

5 responses

25 04 2009
Cinara Marinho de Andrade

Voce sempre nos “acordando” com seus comentarios . De todo maneira estavamos precisando de uma Susan Boyle para trazer algum evento novo e que nos causou emocao, fez muita gente repensar nos reais valores. Imagine, nao esta dentro dos padroes chegou a causar essa enorme comocao. Imagine a que ponto chegamos. Sem duvida ela tem uma bela voz.

Beijos e bom final de semana.

25 04 2009
Ana Morena

Eu acho é que o visual dela antes é que era montado.😉

27 04 2009
Eugênio

Maravilhoso esse seu comentário. Também não entendi nada quando recebi essa “revelação” por e-mail. Um concurso de calouros se surpreeder com alguém que canta bem. Seria surpresa se fosse, sei lá, numa convenção de surdos mudos ou coisa mais sem nexo com apresentação musical. E o pior é que fiquei ouvindo atentamente para ver a hora em que se chora. Totalmente fake.

2 05 2009
Marcio

Acho tanta especulação por bobatem, se for montagem é mto bem feita..é como se fosse um filme em que vimos e nos emocionamos, qual o problema? pelo menos passa uma mensagem bonita, e uma pausa para reflexão.!!

26 01 2010
tvm

ela não é feia so esta desarumado.
seu coração e lindo.e =da mais linda mulher.
sua voz tem um vocal emcomparavel.
.,tvm,.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: