Gripe suína e tosse canina

17 07 2009

doentePrimeiro é um gosto estranho na boca, um sabor de maresia, de sargaços, de marés estagnadas. Desagradável como uma premonição, o gosto se instala e a gente começa a ter consciência de que existe algo de anormal entre o nariz e a garganta. Em seguida começa o comichão infernal da faringe irritada, coçando, arranhando, enquanto o nariz passa por algumas – poucas – horas de suave permeabilidade para repentinamente se encher de espirros estrondosos, que vêm sabe-se lá de onde com violência e, antes que rompam costelas e esterno, rebentam em explosão com ruídos que variam de pessoa para pessoa. Uns, como eu, abrem a boca quando espirram, por medo de morder a língua, e se fazem ouvir no prédio inteiro; outros espirram pelo nariz, tentando ser discretos, mas quem pode ser discreto e contido na hora de espirrar? Pois é.

gripe01Aí, a gripe já está instalada. Dor-de-cabeça, corpo mole, uma sensação de que a carne está se despregando dos ossos, olhos intumescidos e vermelhos, o gosto ruim na boca, a febre. Em cada um dos 208 ossos do corpo é como se alguém estivesse enfiando uma agulha finíssima e incandescente. Atrás do esterno, no lugar onde deveria estar o coração, descobrimos que alojou-se um animal traiçoeiro, que respira com pequenos estalidos e com suas garras afiadas parece querer subir pelos nossos brônquios acima, nos fazendo tossir, tossir, tossir, a tosse seca da irritação brônquica, a pior tortura que se pode desejar a um ser humano.

Além disso, nada tem sabor. A macarronada parece batata sem sal, a carne é como se fosse trapo velho e o chocolate – o divino chocolate – parece um pedaço de sabão. Quem mora sozinho, como eu, acaba passando fome, por pura impossibilidade de se levantar e preparar algo para comer; e feliz do freguês que se lembra de tomar água, porque para melhorar da gripe só funcionam três coisas: muito líquido, antitérmico e repouso.

tosse02Depois de uns três ou quatro dias flutuando nesse limbo de sono, prostração, espirros, tosse seca e dor-de-garganta, muito devagar, começamos a achar sabor em um pedacinho de biscoito, sentimos o cheiro do café e já nos arriscamos a uma sopa ou um pratinho de macarrão. Mas nem pensem que passou a pior fase. O animal que morava atrás do esterno, como se tivesse engordado e aumentado de volume, exige mais espaço. A tosse se torna produtiva e escandalosa, impedindo ainda por uma ou duas semanas o convívio social, a frequência a cinema e teatros, e nos deixando sem jeito sempre que tossimos na presença de alguém.

Essa bronquite residual, a famosa “tosse-de-cachorro”, característica da maioria dos episódios de gripe, significa que já estamos curados, que o perigo já passou, e que adquirimos imunidade a mais uma variante desse vírus da influenza, ou gripe, que os cientistas gostam de chamar por letras e números, e que a população adora colocar nomes engraçados, geralmente ligados a acontecimentos da atualidade ou a celebridades da moda.

Não sei o nome dessa que me derrubou, e da qual estou iniciando a fase “início da tosse-de-cachorro”. Talvez tenha sido até a tal “gripe suína”, numa forma atenuada, já que existem casos no estado. Se foi ela, escapei de mais uma, e só me resta comemorar. Mas eu acho que não foi, pois não beijei nenhum porquinho…

origem-da-gripe-suina

Anúncios

Ações

Information

One response

22 07 2009
Cardosinho

Perfeita! HIPOCRÁTICA na descrição pormenorizada dos sinais e sintomas de uma gripe. Só a sua obsessão absoluta pela observação e, no caso, auto-leitura-vivência , conseguiria transcender qualquer compêndio médico jamais escrito, que tenha registrado o QUADRO CLÍNICO que vc descreveu. Essses compêndios, valorosamente técnicos, perdem em ousadia,emoção, vida, que você transborda.!

Clotilde, você e Leonardo da Vinci são almas gêmeas e geniais!!!!!!!!!!!!!!!!

Vc é sacerdotisa e você conhece o segredo.

Cuide-se!!!

Seu noivo (antecipadamente reduzido a algo apenas virtual, quase inanimado, invisível e transparente) com a sua ameaça de mudança para o RN!!

Assim, J. Pessoa não terá mais o Natal que tu contens, entre tantas outras mágicas que nos devaneiam e encantam que nem faunos , que nem gentes ainda felizes, que nem alegria e beleza de corações parahybanos que te querem aqui, iluminando a Parahyba.

Ranulfo Cardoso Jr.
NOIVO e Presidente-Voluntário do Movimento FICA CLOTILDE!

Onde estão as ANAÍDES BEIRIZ de hoje que não fazem um boicote coletivo a essa sua decisão!! VITÓRIA LIMA, faça as Muriçocas subirem na contramão da Epitácio Pessoa, de joelhos, pedindo para Clotilde ficar !!

SE ela fosse prá Toulouse aprimorar o Francês, a gente até que entendia… MAS IR PRÁ NATAL!!!??? Com a gente tudinho aqui. Qué que ela vai fazer lá?!
Assinem o manifesto que está aos cuidados de Aderaldo, lá no Apetitos. Precisamos de 28 mil assinaturas. Compareçam.

É isso que você quer, né Clotilde ?! POIS VAIS TER!

TOMA TENÊNCIA CLOTILDE!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: