Gripe suína: muito barulho por nada

25 09 2009

virusHoje tenho uma pergunta que pode parecer boba, mas que vou fazer aqui: alguém me dá notícias da gripe suína? Aquela que ocupou todos os espaços da mídia há poucos meses, que foi comparada à epidemia de gripe espanhola de 1918, que ia causar espetacular mortandade entre os chamados grupos de risco?

Sem a menor explicação, a mídia silenciou a respeito, pararam de noticiar os óbitos com estardalhaço, deixaram de mostrar gente de máscara na TV, talvez porque as próprias pessoas, vendo o descabido dessas medidas, tenha por si só raciocinado com bom senso e deixado de usar as tais máscaras que, a rigor, só funcionam se o mascarado estiver doente ou se teve contato com gripados e está em fase de incubação do vírus; a máscara é usada não para proteger a ele, mas aos outros, isso valendo em qualquer doença respiratória de alto contágio como, por exemplo a já citada gripe e tuberculose pulmonar.

Desde o início não acreditei em nada disso. Tenho olho para estatística e experiência como epidemiologista, uma vez que tenho formação na área, embora não atue como tal há muitos anos. A maioria dos óbitos que foram citados nos telejornais eram de pessoas suscetíveis a ter complicações respiratórias em caso de virose; as pessoas faleciam e no mesmo dia o noticiário dizia que elas haviam tido como causa de morte a gripe suína, quando o exame laboratorial que comprova esse diagnóstico demora pelo menos 10 dias. E tudo que a mídia propaga com tanto barulho deve ser sempre muito bem analisado antes de achar que aquilo é a verdade absoluta.

Pois bem: é isso que está aí. Ninguém mais fala da tal gripe, a “pandemia” resolveu-se por si própria, os fabricantes do tamiflu e de álcool-gel devem ter enchido as burras de dinheiro e, para não dizer que não restou nenhum benefício disso tudo talvez essa pretensa epidemia tenha contribuído para formar nas nossas crianças o hábito de lavar as mãos com frequência, hábito desejável em qualquer situação.

Quanto ao mais, é como o título daquela peça de Shakespeare: muito barulho por nada.


Ações

Information

3 responses

25 09 2009
Greicy

Desgraça dá IBOPE … mas também falar tanto cansa.
O mais complicado era ver idoso querendo tomar tamiflu sem ter nada para se prevenir e mãe doida querendo dar o remédio ao filho sem ele ter nada …
Uma sexta-feira maravilhosa para você!
Greicy

25 09 2009
Ricardo reis

Parece que não é muito barulho por nada não. Acho que a mídia ao usurpar o papel que seria da oposição descomprometeu-se com o bom jornalismo e partiu para uma espécie de tudo ou nada contra o governo, onde cabe de tudo inclusive e/ou principalmente INSTAURAR O PÂNICO. Lembra da febre amarela quando preconizaram o fim do mundo também? Lí em algum lugar que houveram mais óbitos decorrentes da vacina repicada, do que de casos clínicos da moléstia propriamente. E depois vieram a crise econômica mundial, anunciando a quebradeira, a recessão-armagedon, publicação de ficha do Dops falsa de Dima Roussef, gripe suína também apocalíptica, grampos do judiciário sem o áudio, CPI do fim do mundo na Petrobrás, etc… tudo segue um roteiro bem pensado de causar preocupação, pânico, FRISSON…

29 09 2009
João Roriz

A gripe A continua matando no Brasil e no mundo.

A diminuição importante nos casos graves deu-se devido à prevenção (agradeça à mídia escandalosa) e o fim do inverno.

Mas no hemisfério norte a situação é também alarmante.

Acompanho as notícias pelo alerta do google (foi assim que cheguei aqui). Devemos nos manter vigilantes.

Dêem uma olhadinha aqui, por exemplo: http://news.google.com.br/news?ie=utf8&oe=utf8&q=gripe+a&hl=pt-BR&gl=br.

Abraço a todos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: