Quem sou?

Neste ano de 2009 completa dez anos que iniciei um “projeto de comunicação” ao qual dei o nome de Umas & Outras, com um boletim que eu fazia inicialmente em formato Word e que enviava por email para uma lista de assinantes, pela Internet. Era de periodicidade semanal, e sofreu vários e diversos atropelos ao longo desses dez anos de vida, tanto com quebras de periodicidade como com mudança de formato.

De qualquer forma, o Umas & Outras já teve muitas caras: boletim em Word, boletim em HTML, site na Internet com diversos colunistas durante um ano e com atualização diária, boletim outra vez, blog sediado no Uol, boletim em HTML de novo… E sempre, sempre com as temáticas básicas concentradas em quatro pilares: Arte, Cultura, Informação e Humor.

Agora, o Umas & Outras novamente renasce das próprias cinzas, qual fênix pós-moderna, e vira blog, utilizando os recursos do WordPress, que facilitam muito a minha vida airada e irresponsável. Então, todo dia pode vir aqui que tem novidade. Assine o feed, para não esquecer; e comente, se tiver disposição e paciência.

E QUEM SOU EU?

Meu nome é CLOTILDE TAVARES, tenho 61 anos e sou paraibana de Campina Grande.

Fui morar em Natal em 1970, onde me formei em Medicina pela UFRN em 1975. Em 1983 concluí o Mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela UFPE.

Como professora da UFRN desde 1976, dediquei-me à pesquisa no campo da Saúde Pública. O Teatro, a Literatura e os estudos sobre cultura popular também ocuparam lugar de destaque na minha vida, como atividade paralela.

A partir de 1993 passei a me dedicar exclusivamente às atividades artísticas e intelectuais, transferindo-me do Departamento de Saúde Coletiva e Nutrição da UFRN, onde ensinava desde 1976, para o Departamento de Artes da mesma Universidade. Deixei de ensinar e praticar Medicina.

Aposentada da docência na UFRN desde 2002, morei de setembro de 2005 até agora na Paraíba. Estou voltando para Natal nesses dias, depois de quatro anos em João Pessoa.

Mesmo aposentada, continuo em plena atividade cultural. Escrevo em jornais, mantenho blogs e listas de discussão na Internet, faço pesquisa na área de Genealogia, desenvolvo estudos sobre cultura popular sobre os temas cantoria de viola e literatura de cordel. Tenho vários livros publicados, mais de dez peças de teatro escritas e encenadas, sou atriz, e meto o bedelho em tudo o que é de assunto.

Alguns dos meus links:

Twitter

Fotos

Colunas no Portal Diginet

O Clã Santa Cruz

Meu currículo completo aqui.

28 responses

14 07 2009
Laura

Boa noite! Obrigada para ler meu blog! Eu falar em poco Portuguese, ler em poco mais, escriver em pocino! Talvez eu posso practicar com seu blog! Como voce discobrir meu blog sobre de galinha?
Laura

15 08 2009
José de Castro

Clotilde:
O meu e-mail continua o mesmo e eu continuo recebendo os seus escritos normalmente. Agora, eu pergunto: como é que eu faço para interagir com toda a galera que postava no UMAS & OUTRAS? Eu vou ter que me recadastrar? Ah, sim… Parabéns pelo colunismo no portal DIGINET… Abraços, José de Castro… PS> e a Bienal Nacional do Livro de Natal, vai acontecer este ano? Você vai coordenar alguma coisa? Se for, não quero ficar de fora… Abraços, José de Castro.
Meu telefone celular novo: (084)9157-8112; meu novo fixo (084) 3208-5798….

16 08 2009
José de Castro

Clotilde, obrigado pelo Manual do Twitter… Vou ler com cuidado… Quanto à Bienal Nacional do Livro, acho uma pena que não se realize nesse ano… Afinal, é um evento da mais alta importância… Abraços, amiga…

18 08 2009
Jose D. Castro

Prezada Sra. Clotilde, foi ótimo conhecer o blog Umas e Outras. Sou do Ceará residente em Fortaleza e asseguro tornar-me um leitor assíduo face à diversidade de assuntos interessantes. E se estou bem certo temos algumas afinidades, entre elas o gostar de felinos.

4 09 2009
Nonato Nunes

Dona Clotilde, só agora acessei seu blog e achei interessante a sua descrição sobre o Brejo Paraibano. Quero informar à senhora que estamos lançando um jornal (o HOJE) em Guarabira nos próximos dias. É uma publicação que tem por finalidade enfocar a economia do Brejo, a religiosidade do seu povo, a história local, o turismo e outros itens que por questão de espaço não poderei enumerar. Meu nome é Nonato Nunes e também sou escritor (“Os Filhos da Virgem”, A Câmara de Filipéia” e “O Legislativo em Verbetes”). Caso haja interesse, eu gostaria, como editor geral da publicação, de contar com sua colaboração para o jornal HOJE.
Aguardo resposta
Um abraço,
Nonato Nunes

13 09 2009
sandoval fagundes

Um abraço para você Clotilde, e aos que fazem o umas&outras. leio sempre esse blog e me faz bem, minha sugestão: publiquem um artigo sobre Hannah Arendt…

13 09 2009
Clotilde Tavares

Oi Sandoval,
Obrigada pela visita e pela leitura.
Quanto à sua sugestão, veja bem: o Umas & Outras é todo escrito por mim, eu escrevo diariamente ou, às vezes, adapto algum texto que já escrevi.
Mas TODOS os textos são meus, ou seja, “os que fazem o Umas & Outras” sou eu mesma, sozinha, com minha cabeça e os dois dedos com os quais teclo.
Aqui não tem texto de outra pessoa.
Então fica difícil escrever sobre um tema ou autor com o qual eu não tenho afinidade, como é o caso de Hannah Arendt.
E esse é um blog leve, sem intenção de falar em profundidade sobre filósofos ou pensadores.
Por isso não posso atender esse seu pedido, mas estou aberta para outras sugestões, suas ou dos outros leitores.

24 09 2009
TheJokerSpace

Olá… Seu blog é super informativo e observador. Dou meus parabéns e gostaría ( se não te atrapalhar ) que lesse o meu blog. O endereço é http://thejokerspace.wordpress.com e propunharia uma “parceria”. Favor, me made um email.

Grato, ThejokerSpace Equipe.

24 09 2009
9 10 2009
MarGGa

Olá Clodilte.
Tentei colocar seu blog em minhas indicações e recebi a mensagem que em sua url tem caracteres inválidos. Dê uma verificada nisto. Provavelmente seu blog, inclusive, não deve estar sendo indexado pelo Google. Acho que o problema está com o símbolo &. A título de sugestão: tente trocá-lo por “e”.
ABÇo
MarGGa

9 11 2009
manoel de araújo

estava navegando quando me deparei com esse nome dra, clodilte fiquei muito feliz, por ter uma pessoa tão culta em meu nordeste, sou paraibano estou em são paulo há 45 anos gostaria de sempre ler essas noticias sempre. sou administrador de empresa formado em 1978. comtinue sempre atenta em nossa cultura que é através dela que podemos melhorar nosso país.+++

9 11 2009
Clotilde Tavares

Meu caro Manoel, fico feliz com os seus elogios mas lhe asseguro que, entre as culturas desse nosso Nordeste querido eu sou uma das menores. No céu nordestino há estrelas que brilham am alta magnitude, em todos os campos do conhecimento e da atividade humana.

18 11 2009
Alberto R. Jungbluth

Oi
Estou pesquisando baobás.
Lendo a matéria sobre o do poeta (RN), de sua autoria, consegui, através das fotos, chegar até aqui. Quero ver as fotos dos de Assú, mas não sei como achá-las no seu site/blog. Pode me ajudar??
Se os baobás de lá forem interessantes pretendo ir vê-los.
Agradeço a atenção

7 12 2009
Zito Rodrigues

Senhora Clotilde,

Sou fã do seu blog.
Ao ler Firulas Textuais lembrei-me desse abaixo (sem usar verbo – Antînio Sá – 1918)

“VARIEDADE LITERÁRIA

Orgulhosa de si mesma, rica em vocabulos, mais do que rica, poderosa, a lingua portugueza!

Porque ?

Vasta, immensuravel, capaz de qualquer manejo; ora prompta à subfracção de uma letra principal, como o A, ora docil e obediente à falta de uma particula importante do estylo, como o Verbo.

Entretanto, sempre bella e sempre magestosa. Quer na prosa, como nos ensinamentos de Castilho e Herculano, quer no verso dôce ou candente de Guerra Junqueiro ou Castro Alves.

Que de mysterios na sua origem e que de belezas na sua formação !

Que de encantos na sua existencia e quanto de importante e transcendente nas suas ligações com as outras linguas do universo !

(…)

7 12 2009
Clotilde Tavares

Caro Zito, o texto é enorme e excede o espaço destinado aos comentários. Mesmo assim muito obrigada por tê-lo enviado. Vc tem o link desse texto que possa postar aqui? Obrigada pelas constantes visitas ao blog!

3 01 2010
Jarbas martins

Clotilde:
Gosto de ler o seu blog. Texto leve, simples, descompromissado. Nada
de Filosofia e Alta Literatura. Isso não funciona em blog nenhum. Nem no blog de Antonio Cícero, de quem sou admirador e leitor. Dos seus livros, letras e ar-
tigos de jornais.Não gosto do blog ACONTECIMENTOS.Não o indicaria a nenhum aluno meu do curso de Comunicação da UFRN.

Abs., Jarbas Martins.

3 01 2010
Clotilde Tavares

Bem, eu gosto de Filosofia e Alta Literatura. Mas concordo com você: blog não é lugar disso…

5 01 2010
Cinara Marinho

Oi Clotilde, estive ausente e so agora volto a ler seu blog…
Queria saber se voce conhece uma poesia de Raul de Leoni – tenho uma parte dela e nao consigo encontrar o resto na internet.
“Nao aprofundes nunca nem pesquises os segredos das almas que procuras. Elas guardam surpresas infelizes a quem……..”

Agradeco muitissimo caso voce tenha e possa me enviar.

Um beijo grande e uma nova decada cheia de Luz, prosperidade e muita saude.
Cinara

5 01 2010
Mário Alves de Lima Junior

Olá!! Deparei-me com seu blog através de uma pesquisa informal sobre o cariri e fiquei impressionado com seu afinco em descobrir suas raizes.Sou olindense e adoro!mas gosto muito de Coxixola,terra de minha mãe que morou no sitio são joãosinho…Já deixei um comentario em outro post seu.Seu blog é ótimo,diversificado e leve.

23 01 2010
http://baoba-africa.blogspot.com

Estamos lancando um livro intitulado “BAOBA. Cenas e fatos d´Africa”. Esse livro relata 8 anos de viagens
por mais de 30 paises do Continente Africano. Uma leitura leve e agradavel. O presente ideal para quem gosta de conhecer outras culturas. Veja no blog.: http://baoba-africa.blogspot.com Contato direto com o autor.: altair2001@yahoo.com

7 02 2010
Ana Claudia

Olá, Clotilde!
Meu nome é Ana Claudia, sou paraibana, resido em Natal há 11anos e dou aulas de Literatura em cursinhos e na rede particular de ensino.
Desenvolvo um trabalho analisando as obras literárias indicadas para os vestibulares do Rn e da Pb. O seu Livro A Botija, maravilhoso, está na lista da UFCG e, tenho a difícil tarefa de analisá-lo. Quero muito entrevistá-la para conhecer melhor a autora que só conheço através de jornais e blog e a quem admiro demais. Por gentileza, dê-me uma resposta favorável. Um abraço. Ana Claudia Duarte

8 02 2010
Madson

Boa tarde Clotilde. Estive procurando por fotos de carnavais antigos de Campina Grande, especificamente fotos de papangus. E vendo este su blog me deu vontade de saber se vc tem alguma fotos especifaca de papangu, pois gostaria de fazer uma para mim para o proximo carnaval, ja que nesse nao dar mais tempo.
No auardo de uma resposta sua,
Madson(madjampa@hotmail.com)

8 02 2010
Clotilde Tavares

É só você colocar no Google “papangu” e vai aparecer uma papanguzada que não tem mais fim…

11 03 2010
Camila

Oi, eu tava pesquisando sobre Shakespeare e achei o seu blog! Gostei muuuuuito! Eu tenho 15 anos e quero fazer artes cênicas, e sou uma grande fã de shakespeare! Eu também escrevo, se tu quiser passar no meu blog e dar uma ” avaliada ” eu gostaria muito hehehe http://dramaeironia.blogspot.com/ , não escrevo tão bem assim ainda, mas eu tento ! hehe
Mas ba, bem legal teu blog mesmo ! Beeeeijo🙂

29 03 2010
Sol Dias

ola ,cara Senhora, bom dia!
Achei seu blog hoje e adorei, pq achei que assumindo meus 62 anos, eu estava ficando velha.
Minhas amigas acham um absurdo eu falar minha idade, mas gosto da vida, estou viva e sei a idade que tenho, e ssumo.
Estou repassando o endereço de seu blog pra meu grupo, e saiba que gostaria muito de ter escrito o que vc corajosamente escreveu, pq escreveu a verdade!
bjs em seu coração!
Sol

29 03 2010
Clotilde Tavares

Bem, querida, eu estou com 62 anos, acho que sim, que estou ficando velha, mas não vejo qualquer problema nisso. Enquanto eu puder desfrutar das coisas da vida está tudo bem; e penso que quando um dia eu não puder desfrutar mais, é porque isso é o curso natural das coisas. beijo grande pra vc.

21 07 2011
Fernanda Pires

Olá Clotilde Tavares,
meu nome é Fernanda Pires, sou historiadora, mestranda pelo PPGH UFCG, moro em Joâo Pessoa, mas sempre estou em Campina Grande PB. Eu lhe conheço demais, sempre acompanho suas escritas e acho fantastico. Bem, tudo começou quando estava pesquisando na net sobre meu objeto de pesquisa, que você sabe muito bem dele, alias viveu esse espaço. Pesquiso sobre a Livraria Pedrosa em Campina Grande, tento problematizar como foram gestados os hábitos da cultura letrada em Campina Grande, costumes estes que mais tarde, na década de 1950, já naturalizados e imperceptíveis, fariam da Livraria Pedrosa com o Edifício do livro um dos principais pontos de difusão do livro e da leitura na cidade.
Pesquiso as decadas de 1950 e os primeiros anos da decada de 1960.
Gostaria de conversar mais com você, ou se possivel trocar emails para que possamos confabular sobre minha dissertação, se te interessar.
Os escritos de seu pai também os utilizo como fonte, pesquiso nos jornais e na revista campinense de Cultura e sempre estou em contato com as palavras dadas a ler de seu pai.
Queria parabeniza-la pela iniciativa do blog e pela atitude atuante de deixar registrado as memórias da infancia e juventude vivenciadas em Campina Grande.
Grande abraço de mais uma admiradora sua.
Fernanda Pires da Costa
contato: piris.fernanda@gmail.com

3 08 2011
galdino1

Não sei se continuas a blogar.
Gostei muito do seu trabalho e preocupação cultural de cultivar as artes.
Tenho um blog que a temática é um pouco parecida com o seu.
http://www.coisasdeflorania.com
No seu blog tem uma foto da nossa igreja matriz.
Parabéns pelo resgate cultural do seu blog.
Junior Galdino – Florânia/RN

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: